bovespa
In: Dicas de contabilidade

O principal índice da Bovespa opera em alta nesta quarta-feira (1), após a folga acumulada de carnaval, na qual os mercados não funcionaram, acompanhando o bom humor em Wall Street e tendo as ações da Petrobras entre as principais influências positivas.

Às 16h09, o Ibovespa subia 0,61%, a 67.069 pontos. Veja a cotação.

Perto do mesmo horário, as preferenciais da Petrobras subia 1,78% e as da Vale avançavam 1,27%.

Juros nos EUA

O discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na véspera, reafirmando planos de amplos cortes de impostos e acréscimo de um trilhão de dólares em iniciativas público-privadas para reconstruir pontes e rodovias ditava bom humor no exterior. O impulso envolvia também ações do setor bancário, com aumento nas chances de alta de juros nos EUA este mês após declarações de autoridades do Federal Reserve.

O presidente do Fed de Nova York, William Dudley, disse que o momento para apertar a política monetária ficou muito mais premente desde a eleição de Trump. E John Williams, do Fed de San Francisco, disse que, com a economia em pleno emprego, a inflação subindo e riscos dos potenciais cortes de impostos, não há necessidade de adiar a alta do juro.

Segundo operadores, a visão favorável de que a economia norte-americana está se fortalecendo se sobrepõe aos receios de que uma iminente alta de juros na maior economia do mundo possa tirar recursos atualmente alocados no Brasil.

“Podemos até ter alguma saída pontual de recursos, mas existe uma liquidez enorme ainda nos mercados. Além disso, nossa taxa de juros é alta e o Brasil é bom pagador”, disse à Reuters o operador de uma corretora nacional.

O bom humor externo vinha também na esteira de dados mais fortes da atividade industrial na China em fevereiro, reforçando as indicações de que a economia global está ganhando força.

Na sexta-feira (24), o Ibovespa encerrou o dia em 66.662 pontos, queda de 1,18%. Na semana passada, o índice caiu 1,6%. No mês de fevereiro, acumulou ganho de 3,08%.