In: Contabilidade e Finanças

As Notas Fiscais eletrônicas são extremamente ricas em informação – tem muito mais dados lá do que você vê na DANFe – e eles podem ser usados para o bem da sua empresa, guiando decisões gerenciais.

Por exemplo, uma empresa de medicamentos pode verificar real-time a validade de um lote de produtos (o que resulta em economia de tempo e mais agilidade nos processos desde a compra de insumos, até a substituição dos mesmos nas gôndolas).

Nos campos das notas fiscais é possível obter informações como o valor ICMS sobre cada produto, alíquotas e o código CFOP, por exemplo. É possível gerar relatórios em Excel com todas as informações das notas que desejar e assim saber o valor total de tributações, produtos, entre outros.

Distribuindo nas informações em uma linha do tempo é possível entender como os preços por unidade, litro ou peso estão variando ao longo dos meses do ano.

A empresa precisa controlar o seu negócio com eficiência se quiser sempre aumentar lucros e a qualidade do trabalho dos seus funcionários. Caso contrário, seu negócio pode perder uma oportunidade de crescimento porque você não conseguiu moldar uma estratégia rapidamente.

Nas NFes transportadas você pode levantar os custos que tem com transporte separado por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte. Além disso ainda pode separar a mercadorias transportadas por fornecedor de transporte para entender quais você mais usa, por custo e por volume de entregas para renegociar contratos num futuro próximo.